quinta-feira, 5 de março de 2009

Consumo responsável

Dizem que nossas escolhas definem a pessoa que queremos ser ou como seremos vistos pela sociedade.
Todavia, nossas escolhas tem um efeito muito mais amplo, pois nelas, e sobretudo em nossas ações, reside o destino e a preservação de nosso planeta, de nossa casa.
Em um período de grandes transformações e eventos globais (extinção de espécies animais e vegetais, derrubada de florestas, degradação ambiental, aquecimento global, escassez de água doce, crises energéticas e outros problemas diversos) as pequenas ações passam a ter, cada vez mais, um maior significado e importância na luta pela preservação da terra.
Uma dessas pequenas, porém importantes escolhas que podemos fazer, diz respeito à preocupação com a origem de nossa alimentação, como ela é cultivada e/ou sobretudo capturada.
Todos os dias, dezenas de espécies de pescados (peixes, crustáceos e moluscos) são capturadas para a alimentação humana e o comercial global. Em alguns casos, a pesca dos mesmos acarreta danos ao meio ambiente ou está levando essas espécies à sobre pesca e a extinção. Sendo assim, a escolha consciente e responsável dos tipos de pescado que vamos consumir, é o primeiro passo que podemos dar rumo a ações direcionadas a combater a degradação de nosso planeta.
Abaixo consta a lista de espécies ameaçadas elaboradas por instituições nacionais e internacionais, tais como IBAMA/MMA,IUCN e Greenpeace, bem como segundo a orientação de especialistas nas áreas de recursos pesqueiros e oceanografia,e pela experiência profissional prática do corpo docente do Centro Universitário Monte Serrat(UNIMONTE).
A informação abaixo é uma orientação para um consumo mais consciente e responsável. Ajude a salvar o planeta você também.



Fonte: Unimonte e ecodesenvolvimento

Nenhum comentário: