terça-feira, 3 de março de 2009

Como ajudar...

Quem nunca ouviu falam em Depressão? ou que um parente ou amigo está na "Deprê"? Muitos não sabem como lidar com um depressivo, é importante ficar bastante atento para não deixa-los ainda mais tristes.
Veja como ajudar:
  • Ajude a pessoa a procurar tratamento. Marque a primeira consulta.
  • Se achar necessário, acompanhe a pessoa em suas consultas.
  • Não despreze conversas, ameaças nem tentativas de suicídio.
  • Convide a pessoa para um passeio, um filme ou qualquer atividade que ela costumava gostar. Ouça o que a pessoa tem a dizer, se ela quiser falar alguma coisa. Nem sempre é necessário dar conselhos, o mais importante é ouvir com paciência e carinho.
  • Ofereça-se para fazer pequenas obrigações, como levar o cachorro para passear, lavar louça, cozinhar. Lembre-se de que a pessoa não está sendo preguiçosa por não fazer esse tipo de coisa. No auge da depressão, até levantar da cama é uma tarefa impossível.
  • Deixe comida preparada. É importante que a pessoa com depressão não deixe de comer, mas cozinhar é impossível para ela nesse momento.
  • Aprenda tudo o que puder sobre a doença. Quanto mais souber, mais pode ajudar. Informação é poder e compreensão. Entenda o processo químico da doença.
  • Não deixe que a pessoa falte a suas consultas médicas nem que se esqueça de tomar sua medicação na hora certa.
  • Cuide de você também. Reconheça que tem necessidades e valores, e não se deixe levar pela depressão alheia. Mantenha a cabeça no lugar!
As melhores coisas para se dizer a um depressivo.
Sim, existem coisas boas para serem ditas para quem está deprimido. Eu diria que melhor do que falar é ouvir, mas, de qualquer maneira...
  • Eu me importo com você.
  • Você não tem que passar por isso sozinha.
  • Quando tudo isso passar, eu ainda vou estar aqui.
  • Ei, você não é louco (a)!
  • Eu nunca passei por isso e não posso ter a noção exata da sua dor, mas estou aqui de qualquer maneira.
  • Se você precisar de um amigo...
  • Gosto muito de você e preciso de você bem. Vamos tratar disso juntos. A sua ajuda é importante para mim.
  • Você é muito importante para mim. Preciso de você, BEM e UP!
  • Conta como é, que um dia a gente ainda vai rir de tudo isso.
  • Minha filha, estou contigo, eu faço o que for preciso pra você sair dessa, sua alegria e bom humor fazem falta ...Eu te amo!!!
  • Você não precisa se sentir inferior e nem triste só porque tem depressão e toma o seu remédio.
  • Não importa o que aconteça, quero que saibas que estarei sempre ao seu lado.
Fonte: Filantropia.org com adaptações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal a tentativa de ajudar,mas cuidado pois as pessoas portadoras dessa doença tem pavor de palavras do "tipo": remedinho. No restante todas as ideias são bem-vindas.Parabéns para quem escreveu o texto.
Se minha dica puder ajudar, valeu demais!