A água é bem essencial à vida de todos, mas um bem finito. Poderá acabar se não consumirmos de maneira racional. No Brasil, pagamos a conta de água somente pelo serviço de distribuição e tratamento (aqui em POA, para o DMAE). Mas o custo é muito maior, se, por exemplo, você comprar uma garrafa d'água no supermercado.
1,5 litros custa em torno de R$ 1,20. Metade de um litro de gasolina. Comparando assim, veremos que a água é cara, e em países onde não existem tantos recursos hídricos como o nosso, o problema ainda é maior. Portanto, seguem alguns dados e dicas para repensar nossas atitudes e economizar água.Lavar a louça, durante 15 minutos, com a torneira da pia meio aberta, gasta 243 litros de água.
Para gastar apenas 20 litros limpe os restos de alimentos dos pratos e das panelas com um papel e jogue no lixo. Molhe a louça rapidamente, ensaboe e depois enxágüe.Não jogue o óleo usado em frituras na pia ou no ralo. Um litro de óleo de cozinha que vai parar nos rios contamina cerca de 1 milhão de litros de água, equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos. Coloque em uma garrafa pet e depois no lixo orgânico.Uma lavadora de louças, com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para seis pessoas), gasta 40 litros.Só a ligue quando estiver cheia e com muitos utensílios. O mesmo vale para a lavadora portátil.
A bacia sanitária com válvula acionada por 6 segundos gasta 10 litros de água. Quando a válvula está com defeito, o gasto pode ser de até 30 litros. O ideal é trocá-la por um sistema com válvula acoplada à bacia sanitária que gasta apenas 6 litros, representando uma economia de 50%.
Nunca use o vaso sanitário como lata de lixo.Feche a torneira ao escovar os dentes. Se uma pessoa demora 5 minutos para escovar os dentes e deixa a torneira aberta, lá se vão 12 litros de água pura, tratada e clorada. É um enorme desperdício.Não demore para lavar o rosto. Um minuto de torneira meio aberta consome 2,5 litros de água.
Um banho de ducha por 15 minutos, com a torneira meio aberta, faz com que 243 litros de água escorram pelo ralo. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para 5 minutos, o consumo cai para 81 litros.Um banho de chuveiro elétrico, também de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 144 litros. Se o registro for fechado e banho reduzido para 5 minutos, o consumo cai para 48 litros.
No verão, regue jardins e plantas pela manhã ou à noite, que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita em dias alternados.Seu carro não precisa tomar banho toda semana. Lavá-lo uma vez ao mês com balde consome só 10 litros de água. Se for usada uma mangueira meio aberta, o consumo explode para 560 litros.
Uma torneira que goteja causa um desperdício de 46 litros por dia. Ou 1.380 litros por mês.Fique atento a vazamentos. Um furinho de 2 mm no encanamento pode causar um desperdício de até 3.200 litros de água por dia.Nunca use água da torneira para "varrer" a rua. Utilize vassouras e, se possível, tente usar a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
Outras boas soluções são instalar equipamentos para reúso de água da chuva (como a construção de cisternas) ou da água utilizada nas torneiras de banheiro. Ela não é própria para consumo, mas pode ser usada para lavar o quintal ou regar as plantas.Se possível, instale torneiras automáticas (reduzem o consumo de água em cerca de 20%) ou eletrônicas (queda de 40% no gasto com água).
O investimento se paga com a redução da conta no fim do mês.Ajude o meio ambiente não poluindo as águas, não jogando lixo em rios ou cursos d'água e denunciando aos órgãos competentes as irregularidades.
Fontes* SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo*
IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor* Uniagua - Universidade da Água*
Rede das águas* Water Partners International
Nenhum comentário:
Postar um comentário