quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Surf





A impecisão histórica é ainda grande. Há quem acredite que os primeiros surfistas viveram há cerca de cem mil anos. Eles teriam vivido na oceania e, em constantes emigrações, espalharam o hábito de pegar onda pelo pacífico sul.

Mas se há pouca cronologia, há muita mitologia na história do surf. Como o caso do rei Moikeha, do Taiti, que teria aportado no Havaí, na ilha da kauai, para surfar. Em Makaiwa, ele descobriu as ondas perfeitas e acabou casando com as duas filhasdo rei local. Mais tarde, Moikeha se tornaria rei em Kauai e sua história é contada até hoje numa espécie de hino.


No Havaí primitivo, o surf esteve sempre ligado à mitologia e às crenças religiosas. Os habitantes acreditavam, por exempro, que bastava deixar uma oferenda na árvore escolhida para ser base de prancha que outra árvore nascia igual. Esse pensamento ecológico deveria servir de exemplo ainda hoje, nesse sofrido planeta azul.


Outra versão atribui aos peruanos o início do que mais tarde seria o surf. Eles teriam inventado o esporte a partir do Cabalito de Totora, uma espécie de canoa feita de junco com a qual pescavam no mar. Na volta para suas vilas, ficavam em pé no cabalito para curtir as ondas.


O surf foi impulsionado em 1907 por George Freth, junto com o mitológico nadador havaiano Duke Paoa Kahanamoku.


Fonte completa: A História do Surf

Nenhum comentário: