O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.
Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.
O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial.
O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.
A cidade de Belém-PA está cheia de turistas de todos os lugares do mundo, o Forum será muito interessante pois vai discutir diversos temas internacionais, nacionais e regionais. Será um espaço de intercâmbio, reflexão e elaboração de propostas para construção de outro mundo possível.
A Amazônia é protagonista desta vez, começa dia 27/01/2009 e vai até 01/02/2009, o território onde serão desenvolvidos as atividades do FSM é composto pela UFPA e UFRA.
Venha participar, pois será uma oportunidade para expor suas idéias e reflexões.
Fonte: FSM2009 com adaptações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário