sábado, 9 de fevereiro de 2008

Anotações da aula de empreendedorismo...

Logicamente, não existe um plano de negócio que garanta o sucesso do futuro negócio, mas, ao completá-lo, o empreendedor terá dado credibilidade e autoridade à sua idéia. Colocá-la no papel implica compromisso, pesquisa e muito trabalho. Se o plano não for efetivo no papel, provavelmente não funcionará no mercado. Um plano de negócio finalizado proporciona uma série de aplicações em potencial. Primeiramente, ele é um poderoso documento na busca de financiamento. Segundo, serve como um plano operacional ou como um plano para dirigir suas operações. Terceiro, consiste em provar a exeqüibilidade de uma idéia empresarial. Assim, o plano de negócio não é apenas um valioso documento empresarial, mas também uma prova da capacidade empreendedora.

E, antes de qualquer coisa: boas idéias fazem boas empresas, e boas empresas originam-se de bons planos de negócios. No entanto, cuidado: pois nem mesmo o melhor plano de negócio pode transformar uma idéia ruim em uma boa empresa. Entretanto, um bom plano pode ajudar um negócio em potencial a tornar-se digno de crédito, além de compreensível e atraente para alguém que não esteja familiarizado com ele.

Elaborar um plano de negócios é como um quebra-cabeça. Somente quando todas as peças tiverem sido consideradas e colocadas no lugar certo, a figura estará montada.

Nenhum comentário: