sábado, 7 de dezembro de 2013
A doce Inutilidade
"A velhice nos traz direitos maravilhosos.
A juventude nos traz muitas obrigações.
Como é difícil ser jovem e ter o direito de se cansar.
O idoso não, pode deitar na hora que quiser!
As vezes a gente tem uma agenda tão pesada, que não temos o direito de adoecer.
E a velhice é o tempo que podemos viver a doce inutilidade.
Não tem como fugir, mais cedo ou mais tarde teremos que experimentar o território desconcertante da inutilidade.
A gente sabe que essa palavra é pesada, mas esse é o movimento natural da vida.
Perder a juventude, de alguma maneira é perder a sua utilidade.
É uma consequencia natural da idade que chega, quando o tempo sopra sobre nós essa poeira.
Quando a gente vai perdendo as habilidades e destrezas da juventude, experimentamos da inutilidade que a natureza nos proporciona.
Mas veja pelo lado bom, a gente tem que ser otimista, a utilidade é uma coisa muito cansativa.
Está certo, realizar, humanamente falando é interessante saber fazer coisas.
Acredito que a utilidade é um terreno muito perigoso, por que muitas vezes achamos que o outro gosta da agente.
Mas não, o outro está interessado somente pelo o que nós fazemos para ele.
É por isso que a velhice é esse tempo em que passa a utilidade e fica só o seu significado como pessoa.
É um momento em que a gente purifica, é um momento em que a gente vai ter a oportunidade de saber quem nos ama de verdade.
Por que só nos ama, só vai ficar até o fim, aquele que da nossa utilidade descobrir o nosso significado.
Peça a Deus para que possa envelhecer ao lado das pessoas que o amam, aquelas pessoas que possam proporcinar a tranquilidade de ser inútil, mas ao mesmo tempo sem perder o valor.
Se você quiser saber se o outro te ama de verdade, é só identificar se ele seria capaz de tolerar a sua inutilidade.
Quer saber se você ama alguém pergunte a sí mesmo, quem nessa vida já pode ficar inútil para você sem que sinta o desejo de jogá-lo fora? é assim que nós descobrimos o significado do amor, só o amor nos dá condições de cuidar do outro até o fim.
Feliz aquele que tem ao final da vida a graça de ser olhado nos olhos e ouvir a fala que diz: você não serve para nada, mas não sei viver sem você!"
Texto: Pe Fábio de Melo
Paisagem: Praia de Alter-do-Chão, Santarém-Pa
Foto de Rodrigo Farias
sábado, 2 de novembro de 2013
Vida e a Morte
"Poderíamos talvez classificar três formas de observar a vida: racionalmente, religiosamente e emocionalmente. Racionalmente seria o sentido da vida como um único objetivo: de reprodução para manter a espécie. Do ponto de vista religioso, teríamos uma determinada missão a cumprir e seriamos enviados a esta missão como um dever a ser cumprido. Emocionalmente vivemos nossas vidas por outro que amamos e nos doamos. O sofrimento maior não é não ter um sentido na vida, pois neste caso solucionamos com uma busca ao sentido. O sofrimento maior é a angustia de saber que caminhamos em direção a nossa morte. Que de fato a vida nos leva a morte, inevitavelmente. Vivemos para morrer. Enfim, descobrir que o nascimento é o ponto de partida para o destino morte é agonizante, angustiante, aterrorizante. A consciência do sentido da vida e o fim da vida é um sofrimento, pois não o dominamos e o desconhecemos. Logicamente, poderíamos pensar que hoje é um dia a menos para minha morte. De fato, é. Faz-me sentir-me vivo, extremamente vivo! Alias é uma sensação de conforto de alivio. A morte é o desconhecido, nada é mais assustador que o desconhecido.
Pensar a vida e a morte num plano existencial é limitar-se ao racional. Posso pensar a morte dos outros, não a minha nem das pessoas que amo, mesmo racionalmente, gera uma ameaça. Seria este, um momento de lucidez humana? No sentido de saber de que a morte me pertence, acontecerá. Desejamos que fosse num futuro distante. Neste instante a vida recebe todos os sentidos possíveis, nos tornamos racionais, religiosos, emotivos e ainda se preciso, encontramos mais motivos para mantermos vivos, longe da morte.
A verdade é que mesmo a morte sendo a incógnita da vida e às vezes questionando o sentido da vida, o pensar a morte já se torna a morte da minha "inocência". De um dia ter acreditado que eu não iria morrer."
Texto: O sentido da Vida e a Morte
Autor: Jorge Antonio Torres MachadoLetícia Luconi
Foto: Estação das Docas - Belém-Pa
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Aprender
Talves o coração verdadeiro dentro de nós, não seja apenas uma bomba.
Talvez ele esteja ligado ao amor e à fé.
Talvez o corpo físico não seja quem nós somos.
Talvez sejamos almas invisíveis andando por alí e o corpo seja apenas um instrumento, uma metáfora ou algo que estejamos tentando aprender.
Dr. Rediger
Foto: Instagram(@cadanricardo) Igarapé em Mosqueiro-Pa
quarta-feira, 1 de maio de 2013
12 Passos para ser feliz
SEJA OTIMISTA
Encare a vida de modo positivo, e você se surpreenderá, sentindo-se feliz e cheio de energia. Lembre-se: todo mundo gosta de pessoas "para cima" e que transmitem otimismo.
FAÇA PLANOS
Veja a vida como um todo e não deixe que pequenos reveses o desanime. Tente sempre alcançar seus objetivos, sejam eles se tornar presidente, pagar as dívidas ou ter um casamento duradouro. Você encontrará obstáculos no caminho; mantenha o foco na recompensa e evite se aborrecer por pequenos problemas.
TENHA GRATIDÃO
Mostre às pessoas que você gosta delas. Agradeça um colega pela ajuda. Parabenize outro pelo sucesso atingido. Seja educado com o garçom que lhe traz o café da manhã.
Dê algumas moedas para aquele morador de rua que você sempre vê.
E agradeça por ter uma vida feliz.
APROVEITE A VIDA
Arrume um tempo para você e para as coisas que gosta de fazer, lave seu carro; faça planos, faça pequenos consertos pela casa, assista à televisão; veja um show. Faça de você uma prioridade e faça o que você gosta.
Presenteie-se de vez em quando.
MUDE SUA ROTINA
Alterar sua rotina lhe trará novas energias. Tenha uma clara divisão entre trabalho e tempo livre, e deixe espaço para atividades divertidas e momentos de reflexão.
MANTENHA CONTATO COM AS PESSOAS
Lembre-se de como você se sentiu quando recebeu uma ligação inesperada de um velho amigo? Envie um e-mail para alguém ou ligue para amigos e parentes para simplesmente dizer "oi".
SEJA CRIATIVO
Encontre uma atividade na qual você possa extravasar sua criatividade. Pode ser construir ou reformar, desenhar ou pintar, escrever, e até mesmo fazer jardinagem. Não importa se você está ocupado ou sinta preguiça ao fim da semana; se reservar um tempo para atividades criativas você será mais feliz e mais saudável.
ENCONTRE UM AMOR
Compartilhar experiências com alguém que você ame vai aumentar – e muito – sua felicidade. Amor incondicional vai fazer você se sentir seguro e alegre.
CONVERSE COM ALGUÉM
Tenha um melhor amigo com quem você possa conversar sobre qualquer assunto. Ele não vai te julgar ou tentar resolver seus problemas. Ele o escutará porque ele sabe que você fará o mesmo por ele.
PERDOE
Talvez seja hora de perdoar alguém (ou você mesmo) por algo que foi feito ou dito. Se outra pessoa foi promovida ao invés de você, ou se você perdeu seu emprego por causa de uma reestruturação empresarial, reconheça que você não pode voltar atrás. Simplesmente aceite. Recupere o controle sobre a sua felicidade deixando para trás antigas mágoas.
SONHE
Escreva seus sonhos e, aos poucos, realize-os. Você terá novos objetivos, nos quais focalizará suas energias.
SEJA FELIZ
Enfim, faça com que o ambiente em que você vive ofereça oportunidades para reconhecer e aproveitar os aspectos positivos e os bons momentos da vida.
Se esforce para ser feliz.
Foto: Croa Nova - São João de Pirabas - Pa
sábado, 27 de abril de 2013
A Pedra
O distraído nela tropeçou;
O bruto a usou como arma;
O empreendedor a usou como construção;
O camponês dela fez um assento;
Drummond a poetizou;
Já Davi com ela matou Golias;
Michelangelo dela fez belas esculturas.
OBSERVE: que a diferença não está na pedra, mas nas pessoas! Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento. Que Deus lhe dê sabedoria, para saber o que fazer com cada pedra que encontrar em seu caminho, tornando-asalicerce em sua vida.
Foto: Ilha do Marajó - Pa
Texto: Autor desconhecido
O bruto a usou como arma;
O empreendedor a usou como construção;
O camponês dela fez um assento;
Drummond a poetizou;
Já Davi com ela matou Golias;
Michelangelo dela fez belas esculturas.
OBSERVE: que a diferença não está na pedra, mas nas pessoas! Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento. Que Deus lhe dê sabedoria, para saber o que fazer com cada pedra que encontrar em seu caminho, tornando-asalicerce em sua vida.
Foto: Ilha do Marajó - Pa
Texto: Autor desconhecido
domingo, 21 de abril de 2013
sexta-feira, 15 de março de 2013
Estarei com você
Seja forte e corajoso, não fique desanimado, nem tenha medo, porque EU o Senhor seu Deus, estarei com você em qualquer lugar por onde você passar!
Josué 1:9
Foto: Minha criança na Ilha de Mosqueiro, Belém-Pa.
quinta-feira, 7 de março de 2013
sexta-feira, 1 de março de 2013
O que é felicidade?
Todos buscamos a felicidade, mas não sabemos ao certo como chegar lá. Diz Aristóteles que, a felicidade é o fim que natureza humana visa. E, a felicidade é uma atividade, pois não está acessível àqueles que passam sua vida adormecidos. Ela não é uma disposição. À felicidade nada falta, ela é completamente auto-suficiente. É uma atividade que não visa a mais nada a não ser a si mesma. O homem feliz, basta a si mesmo. Uma vida virtuosa exige esforço e não consiste em divertimento. Portanto, a recreação não consiste em felicidade. Por isso, conclui o filósofo que; a boa atividade na virtude torna–se felicidade.
A felicidade é atingida quando o homem se liberta dos males terrestres, mas não pode ser contínua. Por isso, é preciso ser virtuoso e respeitar os valores morais.
Fonte: A Felicidade em Aristóteles
Texto: Bernardo Rafael de C Pereira
Foto: Praia do Pesqueiro - Ilha do Marajó - Pará - fotografo desconhecido.
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Eu Prisioneiro de Mim
Em alguns momentos da vida, nos deparamos com problemas que parecem sem soluções e diante disso somos sequestrados pela nossa limitação, aí somos torturados pela nossa cegueira diante da luz. Deus dono de MIM, sofre com a nossa falta e cerca o nosso cárcere tentando o tempo todo fazer o resgate, mas somos exigentes e queremos algo em troca. E Deus com palavras de amor grita:
TUDO A SEU TEMPO!!!...
VOCÊ VAI VENCER!!!...
TU ES O MEU FILHO(A)!!!...
VOCÊ É LIVRE!!!!....
EU TE AMO!!!...
E mesmo assim, continuamos a lamentar o que ainda não temos e nos lançamos nas nossas prisões cheias de incompreensões. E Deus acampa com os anjos "atiradores de elite" esperando pacientemente a nossa fraqueza, para nos fazer acreditar que somos fortes.
Meus amigos, se por ventura alguma coisa vos fizer perder a esperança, não aprisionem-se em si mesmos, pois quando a maldade das pessoas vos aprisionar, o vosso EU precisará estar para lutar.
QUE DEUS VOS ABENÇOE GRANDEMENTE!!!!!...
Texto: Hamilton Serrão
Foto: Cadan Ricardo
Local - Praia do Paraíso, Ilha de Mosqueiro- Belém-Pa